III Simpósio de Investigação em Regência e Interpretação Musical - IRIM

Alberto Nepomuceno em Foco

O SIRIM é um evento organizado pelo grupo de pesquisa IRIM (Investigação em Regência e Interpretação Musical), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Tem como objetivo promover a discussão entre pesquisadores, artistas profissionais, professores universitários, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, regentes de corais, bandas e orquestras, instrumentistas e coralistas, educadores musicais que trabalham e atuam em escolas de educação básica, escolas especializadas, instituições municipais e socioeducativas, debatendo acerca de temas relacionados à Regência (técnica, ensino e execução musical) e pesquisas transversais à área. O Simpósio oferece uma programação diversa contendo conferências, mesas-redondas, oficinas e sessões de comunicação oral distribuídos em diferentes grupos de trabalho. 

Programado inicialmente para acontecer em novembro de 2020, o III SIRIM foi reformulado em sua estrutura regular devido a pandemia mundial. O evento acontecerá de forma virtual, por meio de lives, nas plataformas do YouTube e Facebook, pelos canais da escola Porto Iracema das Artes, parceira do evento. Serão realizadas 5 mesas-redondas durante os meses de agosto a dezembro de 2020, sendo uma a cada mês, transmitidas ao vivo pela internet. O tema do III SIRIM 2020 é “Alberto Nepomuceno em foco”, homenageando um dos maiores compositores brasileiros no ano em que marca o centenário de falecimento do compositor. 

 

A programação do III SIRIM foi escolhida pela comissão organizadora responsável pelos festejos que marcam o centenário de falecimento de Alberto Nepomuceno no Ceará. Os convidados desse ano apresentam uma importante diversidade de atuações artísticas profissionais que enriquecerão as conferências individuais e os debates como os cantadores Geraldo Amancio e Guilherme Nobre, o escritor João Silvério Trevisan, o maestro Julio Medaglia, o jornalista Dr. Gilmar de Carvalho, a cravista e pesquisadora Dra. Rosana Lanzelotte, a cantora e pesquisadora profa. Anna Maria Kieffer, o violista e professor Marcelo Jaffé, os pesquisadores e professores universitários Dra. Elba Braga Ramalho (UECE), Dr. Avelino Romero Pereira (UNIRIO), Dr. Luiz Guilherme Goldberg (UFPEL), Dra. Mónica Vermes (UFES) e Dr. Edilson Vicente de Lima (UFOP). 

 

O objetivo geral do encontro é promover um amplo debate sobre a figura do compositor Alberto Nepomuceno, sob diferentes prismas artísticos e pesquisas, com figuras expoentes do nosso cenário artístico e acadêmico nacional. Ao final do Simpósio pretende-se publicar o Volume 2 da Coleção IRIM em formato e-book, contendo as conferências proferidas nas cinco mesas-redondas e outros artigos.

 

É com imenso prazer que o grupo de pesquisa IRIM convida a todos os interessados - amadores, artistas, músicos, professores, estudantes - a participarem do III SIRIM (virtual). Será um oportunidade ímpar de conhecer a vida e obra do compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864-1920) com artistas de diferentes formações e atuações profissionais, em formato gratuito, online e acessível. Para maiores informações sobre o encontro e a certificação, clique aqui.  

PROMOÇÃO

REALIZAÇÃO

PARCERIA

© 2018